1ª Prenda da CBTG fala da sua Vivência.Conheça melhor a história dessa Prenda de Primeira!!

terça-feira, 6 de abril de 2010 comentários
A Prenda que encantou o Brasil Gaúcho,
por sua determinação, dedicação e comprometimento com a Cultura Gaúcha, que ultrapassou fronteira e encontrou terra fértil na Amazônia!!
Por
Sugley Lemos*:
*Amazonense, 20 anos,
acadêmica do curso de Fonoaudiologia,
representante do CTG Ronda Charrua/AM
e amante da cultura gaúcha.
Resolvi contar um pouco sobre minha vivência tradicionalista!

"De Norte à Sul desta nação, eu sou gaúcha de coração...
Sempre serei, não importa onde eu vá..."

O tradicionalismo não nasceu comigo, eu não tenho nenhuma descendência Rio Grandense! A cultura gaúcha chegou na minha terra nos anos 90, trazida pelo pesquisador e professor Nogueira. E minha mãe entusiasmas com a beleza das danças gaúchas me apresentou a cultura quando eu tinha 10 anos de idade. Então, em 2000 começa minha vivência tradicionalista na cidade de Manaus. Tudo na minha vivência girou relacionado as Danças do RS.Eu dançava no grupo mirin, criado por minha mãe, com o intuito de tirar as crianças das ruas, das drogas e outras adversidades. Mas tarde, esse grupo foi crescendo e se tornou o GTG Campeiros do Sul.Em 2002, comecei a ensaiar o grupo tirando as coreografias das fitas de vídeos do Enart, Fenart e outros eventos(O que agente faz até hoje!). "Era uma criança ensinando outras crianças! Eu tinha apenas 12." Mas eu fazia tudo com muito amor e prazer. E eu. passava horas vendo a beleza das prendas do RS nas fitas de vídeo e tentando imitar! (rsrs)Eu não tinha muito acesso ao conhecimento, mas eu buscava e pesquisava tudo que podia. E mesmo sem saber o que era ser prenda de verdade, hoje vejo que mesmo sem faixa eu era uma prendinha de fundamento e tinha um papel muito importante naquele grupo. Eu buscava ensinar tudo que sabia!

O GTG Campeiros do Sul, de minha mãe, dançou e encantou muitos por onde passou até 2004.Neste período, eu sei, que mesmo sendo criança contribui na vida de todos aqueles que compartilharam comigo muitos aprendizados.Em 2005, entrei no Grupo Amazonense Aldeia dos Anjos onde marquei preseça na invernada artística e pude fazer boas amizades.
Em 2006, tive a oportunidade de fazer parte de um grupo que me abriu várias portas e continua abrindo. Na época, Departamento de Arte e Tradicão Ronda Charrua e hoje CTG! Em 2007, participamos do FENART em Pato Branco (Onde fiz amizades valiosas que cultivo até hoje!) e a minha invernada ganhou o prêmio de REVELAÇÃO do Festival Folclórico do Amazonas. Que orgulho!

O Patrão do CTG Wanderley Feitosa, muito batalhador, sempre me incentivou e confiante no meu potencial me consagrou 1ª Prenda do CTG Ronda Charrua em 2008, onde conquistei meu espaço e pude realizar alguns projetos com a colaboração da invernada artística, como: Levando a história e a cultura gaúcha nas escolas públicas de manaus, Crianças manauaras dançando com o tradicionalismo gaúcho e outros.

Em novembro de 2008, junto com o 2º FEGAM, participei do Concurso de prendas e peões da Amazônia Ocidental, quando tive a oportunidade de concorrer com prendas maravilhosas de outros estados.

Então, tive a felicidade de receber a faixa e o título de 1ª Prenda da Amazônia Ocidental 2008/2010. Nesta gestão tive várias realizações!

Continuei dançando na invernada artística do meu CTG com muita dedicação. Foram dias e noites à fio com muitos ensaios. Mas valeu a pena o esforço. Arrastamos vários títulos e deixamos acesa a chama do tradicionalismo gaúcho por onde passamos.Sem contar que era da minha invernada artística que eu tirava forças quando precisava.Arrojada à princípio, me ralei em algumas quedas sem jamais perder a vontade de ir além das minhas forças. Então, com ousadia realizei dois projetos que me orgulho muito! Projetos realizados com a parceria dos CTGs Nova Querência/RR, Querência Nova/RO e Ronda Charrua/AM.

Projetos:
Projetos: 1º Encontro de Jovens Tradicionalistas na Amazônia Ocidental (ENTRAM Jovem), realizado em Ariquemes - RO, e com a finalidade de incentivar o conhecmineto dos jovens sobre o tradicionalismo, conscientizando da necessidade da preservação da cultura mesmo à distância; E a 1ª Mostra de Arte Gaúha na Amazônia Ocidental, realizada junto com o 3º FEGAM, na cidade de Boa Vista - RR, com a finalidade de divulgar a expressão artística do RS e de regiões Amazônicas. Foi um grande SUCESSO!!

Também me surpreendi comigo mesma ganhando dois prêmios inesperados, de 1º Lugar em Declamação feminina adulta no Rodeio Crioulo em Ariquemes e no 3º Festival e Encontro gaúcho na Amazônia.

"Horizontes... ah! Horizontes são pequenos pra quem nunca pára..." (Omar Villela Gomes)
O Sonho!!
Primeira Prenda da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha

Foram acontecimentos inesquecíveis e realizações inacreditáveis que me deram hoje o título de 1ª Prenda da Confederação Brasileira da Tradição gaúcha, no Concurso realizado no CTG Os Praianos, na cidade de São José - SC, nos dias 26 e 27 de março de 2010.

Mais uma jornada que se inicia na minha vida! E que Deus continue iluminando meu caminho para que eu possa fazer a diferença nesta gestão!

Tudo isso, foi devido ao apoio e incentivos de várias pessoas queridas, como: minha mãe, meu namorado, ao Patrão do meu CTG Wanderley, a Márcia, ao 2º Peão Amazônico Cristiano Rocha, aos instrutores do meu CTG, ao prendado do meu CTG, o 1º Peão da CBTG Marcelo Hentgs e o Assessor de divulgação da CBTG Fábio Leite, as minhas amigas Edineia Pereira e Danúbia Kulba, o Sr Celívio e Sra Adyva holtz e principalmente a minha invernada PODEROSA que eu amo de paixão.Obrigada CTG RONDA CHARRUA por toda minha vivência tradicionalista que conquistou o sul!


"Quando olho pra trás percebo o quanto se fez pelo meu caminho, e como é bom sentir medo e ter com quem se encorajar, tendo a cada momento, mais razões para agradecer a Deus pela vitória de ter chegado aqui!"

Esta foi uma síntese de tudo que vivi.
Espero que assim, vocês possam conhecer um pouco mais
sobre essa prenda manauara (eu!) de alma gauchesca que luta
pela presenvação e valorização do tradicionalismo gaúcho
em qualquer conto do Brasil!
"Do Oiapoque ao Chuí!"
Daqui pra frente muito trabalho!
Vamos lutar pela autenticidade da cultura gaúcha.E finalizo, desejando muito sucesso ao prendado da CBTG gestão 2010/12

Teatro Amazonas

Sugley Lemos

Primeira Prenda da CBTG 2010/12



Departamento de Divulgação

comentários

Postar um comentário

Obrigada pelo entrar em contato!