Cultura e Tradição na Amazônia

quarta-feira, 16 de junho de 2010 comentários


Neste final de semana teremos, em Manaus, uma programação que reunirá gaúchos e amazonenses em um único lugar!

Na sexta-feira, dia 18 de junho às 20h, teremos a apresentação da Invernada Artística do CTG RONDA CHARRUA/Am, na arena do Centro Cultural dos Povos da Amazônia, no Festival Folclórico do Amazonas.

O Presidente da CBTG Sr. Dorvílio Calderan estará presente prestigiando o evento que, com certeza, será deslumbrante.


No sábado, dia 19 de junho, o CTG Ronda Charrua/Am realizará Jantar Baile com Jorge Marino, Leandro Berlesi e Beira de Estrada, em comemoração a abertura das atividades 2010, no Galpão da Faculdade Ulbra.

Informações no tel: (92) 9109-1662

A patronagem e o prendado do CTG estão totalmente mobilizados na realização de um evento que marque a existência cultural do gaúcho e sua tradição no Norte do País.

Contamos com a presença de representantes dos CTGs localizados em Rondônia e Roraima prestigiando o evento.

Mas a programação não acaba por aqui.


No domingo, dia 20 de junho acontecerá uma reunião que discutirá interesses tradicionalistas do Norte. Esta reunião é uma iniciativa da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha e tem por objetivo reunir a patronagem de todos os CTGs que fazem parte da Amazônia Ocidental a fim de resgatar e preservar os valores da cultura tradicionalista gaúcha.

Nós, tradicionalistas da Amazônia Ocidental, acreditamos nos resultados desta reunião!

Então é isso aí.
Conto com a presença de todos os Amazonenses e gaúchos residentes em Manaus pra prestigiar um brilhante espetáculo cultural no Festival do Amazonas e curtir, sábado, um Baile que ficará para história.


Saudações Tradicionalistas!

Suh <3>

1º Encontro Cultural de Jovens Tradicionalistas da FTG - PC

terça-feira, 8 de junho de 2010 comentários
No fim de semana dos dias 22 e 23 de maio de 2010, foi realizado no CTG Estância Gaúcha do Planalto Central um evento que marcou a Federação Tradicionalista Gaúcha do Planalto Central, inclusive os líderes da CBTG que estavam presentes.





Foi um evento que possibilitou a todos conhecer um pouco mais sobre a "História do Tradicionalismo Gaúcho" com Ivo Benfatto, promoveu uma prosa prazerosa sobre a "História da FTG-PC, apresentou a realidade sobre a "Sustentabilidade do Movimento" (CBTG), envolveu os jovens na apresentação dos estudos sobre a Indumentária e sobre os Ciclos de Danças e gerou perguntas e debates inesquecíveis.

Foi uma reunião de jovens que favoreceu integração, conhecimento e questinamentos que levaram horas. Foi surpreendente ver que os jovens tradicionalistas estão pensando da mesma forma e discutindo estratégias para mobilização dos Jovens atuando no movimento tradicionalista com seriedade.


Óh que legal!!!

Os jovens tradicionalistas, reunidos no 1º Encontro Cultural de Jovens da FTG-PC redigiram um documento afim de apresentar diversar conclusões discutidas no evento. Essa carta será divulgada em breve!!

Num encontro tradicionalista, com pessoas de vários lugares, entidades diferentes, opiniões e pensamentos diferentes conseguimos acordar juntos e chegar as conclusões acima citadas.

Foram acontecimentos inesquecíveis que ficarão guardadas nos corações daqueles que estiveram presentes. Só aqueles que vivenciaram esse momento sabem explicar.

Estou muito orgulhosa!!


By: Sugley Lemos (sugley_fono@hotmail.com)